O que é a exotropia?

 

Os tipos de exotropia

Existem vários tipos de exotropia:

  • Exotropia sensorial: É quando a direção externa do olho é causada pela baixa visão de uma pessoa. Neste tipo de exotropia, os olhos não trabalham em coordenação.
  • Exotropia congénita: Também é referida como exotropia infantil, uma vez que normalmente afeta as crianças imediatamente após o nascimento, ou alguns meses após o nascimento.
  • Exotropia adquirida: Este tipo de exotropia pode ocorrer após o olho sofrer uma lesão ou doença ocular traumática. O síndrome de Down ou um AVC também podem ser fatores determinantes.
  • Exotropia intermitente: Como o nome sugere, isto é quando a exotropia ocorre de forma intermitente. Com a exotropia intermitente, um ou ambos os olhos olham para fora apenas quando a pessoa está doente ou cansada, ou quando está a olhar para a distância (exotropia intermitente à distância). O resto do tempo, os seus olhos estão alinhados a direito (como é normal).
  • Exotropia alternada: É quando os olhos esquerdo e direito se revezam para olhar para o exterior.

 

Como é diagnosticada a exotropia?

A exotropia pode ser fácil de detetar, mas o diagnóstico adequado é realizado por um optometrista ou um oftalmologista. O profissional de saúde irá perguntar sobre a história familiar da pessoa, bem como se esta tem ou não condições de saúde adicionais, a fim de determinar o tipo de exotropia e aconselhar sobre o curso correto do tratamento. Se suspeitar que você ou o seu filho tem exotropia, os testes oftalmológicos dar-lhe-ão uma resposta definitiva.

 

O seu optometrista irá realizar um exame oftalmológico que inclui:

  • Pedir-lhe para ler letras de um quadro para examinar a visão (acuidade visual)
  • Colocar diversas lentes em frente dos seus olhos para determinar que graduação pode ser necessária para corrigir a visão desfocada ou distorcida (refração)
  • Um exame da sua saúde ocular externa e interna

 

Como se trata a exotropia?

O tratamento da exotropia depende da gravidade do olho desalinhado.

Se o olho não estiver totalmente desalinhado, e ocasionalmente se mover para fora, o optometrista pode simplesmente sugerir óculos ou lentes de contacto para limitar o movimento do olho. Se, no entanto, o olho estiver continuamente em movimento numa direção exterior, poderá ser necessária uma cirurgia de exotropia para corrigir e alinhar os olhos.

Temas Relacionados: