Olhos lacrimejantes (epífora)

Pode ficar com olhos lacrimejantes (epífora) se os seus olhos estiverem a produzir muita lágrima ou se a lágrima não drenar corretamente.(2)

Ter olhos lacrimejantes muitas vezes não é algo com que se deva preocupar. É comum os seus olhos lacrimejarem. Geralmente voltam ao normal rapidamente.(2)

 

 

Causas de olhos lacrimejantes

Os nossos olhos podem lacrimejar por muitos motivos. Muitas vezes não é grave, mas pode ser um sinal de infeção.(2)

Olhos lacrimejantes podem ser causados ​​por luz solar intensa, ventos fortes e ambientes com fumo.(1)

Os seus olhos também podem lacrimejar se entrarem em contacto com algo, como uma pestana ou partículas de poeira, areia ou gravilha.(1) Se tiver apenas um olho lacrimejante, é bem provável que tenha entrado em contacto com alguma coisa. Olhos lacrimejantes e ardentes também podem ser causados ​​por produtos químicos, como o cloro das piscinas ou produtos de limpeza doméstica. Alergias como a febre dos fenos também podem causar olhos lacrimejantes e com comichão.(1)

Olhos lacrimejantes também podem ser um sinal de infeção, como por exemplo:

  • Conjuntivite viral(1) (uma infeção da conjuntiva na parte frontal do globo ocular, também conhecida como olho vermelho ou olho rosa)
  • blefarite (4) (uma infeção na borda externa da pálpebra)
  • terçolho (3) (uma infeção num dos folículos onde as suas pestanas crescem ou num dos ductos sebáceos na sua pálpebra).

É mais provável que os seus olhos lacrimejem quando estiver cansado ou stressado.(2) Os canais lacrimais bloqueados podem impedir que as nossas lágrimas sejam drenadas adequadamente, o que resulta em olhos lacrimejantes.(1)

Alguns problemas da pálpebra também podem causar olhos lacrimejantes, como ectrópio (quando a pálpebra inferior se afasta do olho) ou entrópio (quando a pálpebra se volta para dentro).(1)

Se esteve ao ar livre sob luz forte sem óculos de sol ou olhou diretamente para o sol, os seus olhos podem ter sido danificados pelos raios ultravioleta. A isto chamamos fotoqueratite e pode deixar os seus olhos doridos e lacrimejantes. Como uma queimadura de sol na pele, geralmente desaparece por si só em alguns dias.(7) Surpreendentemente, pode ficar com os olhos lacrimejantes como consequência de ter olhos secos. Olhos secos podem ser causados ​​por:(8)

  • utilizar lentes de contacto
  • olhar para ecrãs por um longo período de tempo
  • estar no exterior com ventos fortes
  • estar em espaços fechados com ar condicionado ou aquecimento
  • fumar
  • consumir álcool
  • efeitos colaterais de certos medicamentos
  • certas condições médicas de longo prazo, como a síndrome de Sjögren ou lúpus.

Se tem olhos secos, os seus olhos podem tentar compensar através da produção de mais lágrima, causando olhos lacrimejantes.

Problemas causados ​​por olhos lacrimejantes

Se os seus olhos costumam ficar lacrimejantes, o excesso de lágrimas pode afetar a sua visão. As suas pálpebras também podem ficar irritadas e inflamadas, devido ao excesso de lágrimas e ao enxugar ou esfregar os olhos excessivamente.(2)

Tratamento para olhos lacrimejantes

Existem muitos tratamentos para olhos lacrimejantes. O melhor tratamento depende da causa. O tratamento nem sempre é necessário, pois os olhos lacrimejantes muitas vezes param de lacrimejar por si só.

Se o seu olho está a lacrimejar porque tem algo lá dentro, piscar repetidamente pode ajudar a remover o corpo estranho. Pode também enxaguar os olhos com água fria fervida ou com um produto de lavagem dos olhos esterilizado. Se tiver um químico no seu olho devido a um produto de limpeza ou algo semelhante, recomendamos enxaguar com bastante água fria (previamente fervida) e procurar atendimento médico.

Se tem olhos lacrimejantes, vermelhos, ou com comichão, causados ​​por uma alergia, como a febre dos fenos, há diversas opções disponíveis: comprimidos, sprays nasais e gotas oftálmicas.(5) Pode também reduzir os sintomas da febre dos fenos ficando em casa quando a concentração de pólen estiver alta.(5) Se os medicamentos de venda livre não aliviarem os seus sintomas, o seu médico pode prescrever algo mais forte, como um tratamento com esteroides.(5)

 

Os canais lacrimais podem ser desbloqueados com um pequeno procedimento, caso os tenha bloqueado.(1) Além disso, se os seus olhos estiverem a lacrimejar devido a um problema nas pálpebras, como ectrópio ou entrópio, poderá corrigir o problema com cirurgia.(6)

Recomendamos que consulte o seu oftalmologista ou médico se:(1)

  • os seus olhos lacrimejantes afetam as suas atividades diárias
  • tiver olhos lacrimejantes dolorosos ou olhos lacrimejantes doridos
  • a sua pálpebra inferior estiver a afastar-se do seu olho ou a sua pálpebra estiver voltada para dentro
  • tiver inchaços ou nódulos nas pálpebras
  • notar uma alteração na sua visão ou perda de visão