Cuidados a ter no uso de lentes de contacto

As lentes de contacto são cada vez mais utilizadas em todo o mundo e estão cada vez melhores no sentido em que contribuem para um maior conforto de quem utiliza. No entanto, para que as lentes de contacto cumpram o seu objetivo, com eficiência sem comprometer a sua saúde oftalmológica, é necessário seguir todas as recomendações de uso.

- 3 minutos para ler

1. Respeitar os prazos de validade

Os prazos de validade são um fator determinante na utilização das lentes de contacto. Se está a utilizar lentes mensais, não as use mais um ou dois meses depois do fim da validade, pois as lentes deixam de cumprir o objetivo de correção de problemas de visão.

2. Fazer a higienização 

A correta higienização das lentes de contacto é um dos cuidados mais importantes para que as mesmas não acumulem microrganismos que podem causar lesões ou infeções no seu olho.

Todos os dias deve higienizar as suas lentes de contacto com o líquido específico para tal. Deve, também, colocá-las no líquido de limpeza e numa caixa específica para o efeito, durante o período mínimo de quatro horas. Mesmo após este período de limpeza, quando de manhã as for colocar, volte a limpá-las com o líquido de higienização das mesmas. Coloque a lente na ponta do dedo e esguiche algumas gotas para a mesma. Esfregue com o dedo mindinho o líquido na lente e volte a esguichar mais umas gotas antes de as colocar no olho.

Se pretender tornar todo este processo mais simples, o melhor é experimentar lentes de contacto diárias.

3. Retirar as lentes antes de desmaquilhar 

Se utiliza lentes de contacto, deve ter cuidados redobrados com a maquilhagem. Em primeiro lugar, deve retirar as lentes antes de utilizar o seu desmaquilhante. Isto vai impedir que o produto entre em contacto com a lente e evita que a mesma seja “contaminada” com os químicos do desmaquilhante.

O mesmo se aplica à maquilhagem. Escolha, sempre que possível, produtos de maquilhagem hipoalergénicos, pois assim terá menos probabilidade de contaminar as suas lentes. Evite também pintar o interior dos olhos, pelo menos de forma frequente, para não haver um contacto diário destes produtos com as suas lentes.

4. Descansar os olhos durante o dia

O descanso é absolutamente fundamental no que diz respeito a uma correta utilização das lentes de contacto e dos cuidados associados às mesmas. Por mais desenvolvidas que estejam as lentes e por maior oxigenação que seja possível ao seu olho com as lentes colocadas, os seus olhos precisam de descanso durante algumas horas por dia. Não gosta mesmo de se ver de óculos? Use-os durante as horas que está mais por casa!

Agende aqui a sua consulta gratuita e conheça as nossas soluções.

Comprar lentes de contacto >