Os perigos do sol para os olhos nas crianças

Os nossos olhos são 20 vezes mais sensíveis do que a pele e as crianças estão ainda mais vulneráveis aos efeitos nocivos da exposição solar.

- 4 minutos para ler

Todas as crianças devem ter os seus olhos protegidos do sol

Os nossos olhos são 20 vezes mais sensíveis do que a pele e as crianças estão ainda mais vulneráveis aos efeitos nocivos da exposição solar. Estima-se que, em média, recebam três vezes mais radiação do que os adultos.

Todas as crianças devem ter os seus olhos protegidos do sol, visto que não estão completamente desenvolvidos. No verão, os raios solares são mais prejudiciais e o cristalino das crianças, até aos doze anos, é quase transparente, fazendo com que os seus olhos absorvam quase toda a radiação.

Contudo, apesar de todas as advertências, menos de 2% das crianças utilizam óculos de sol. É um número algo alarmante, uma vez que a sensibilidade e a quantidade de radiação solar a que as crianças estão expostas são maiores. É muito importante ter em conta a qualidade dos óculos e a capacidade de proteção das lentes contra os raios UVA e UVB. É fundamental que as lentes solares infantis sejam adequadas para que não se manifestem sintomas de danos oculares nem prejudicar a visão da criança permanentemente.

Comprar óculos de sol para criança >