Fadiga Ocular

Doença da superfície ocular 

Algumas pessoas padecem do que se chama de doença da superfície ocular - uma doença que faz com que a superfície do olho seque mais rápido do que o normal, e pode causar dificuldade em focar objetos. Com esta doença, a superfície ocular não recebe suficiente lubrificação natural. Significando que a camada ocular exterior, a esclera, tem propensão para romper e não se consegue reparar facilmente. Esta secura faz com que sinta os olhos cansados e sobrecarregados, resultando em fadiga ocular. 

Brilho do ecrã do computador

A causa mais comum da fadiga ocular é exposição ao brilho do ecrã do computador ou telemóvel. Quando a luminosidade do seu ecrã não é controlada, a exposição à mesma pode cansar os seus olhos, seja por processar brilho demasiado ofuscante ou não luminoso o suficiente.

É por este motivo que os ecrãs devem ser regularmente ajustados para adequarem a luminosidade irradiada aos seus olhos. Caso contrário, poderá acabar com fadiga ocular permanente, o que pode facilmente afectar a sua produtividade geral. Evite olhar para luzes fluorescentes e certifique-se de que a luz irradiada pelo ecrã do seu computador está adaptada ao seu nível de conforto ocular.

Reduzir a exposição ao brilho

Caso canse facilmente os seus olhos, deverá ajustar a luz à sua volta para reduzir o brilho proveniente do ecrã do seu computador. Por exemplo, se houver uma lâmpada perto do seu computador que esteja a irradiar brilho para o seu ecrã, será boa ideia reposicionar a lâmpada.

Instalar um interruptor para regulação da intensidade luminosa é também uma medida comprovada na redução da emissão de brilho dos ecrãs dos computadores e pode ser uma solução eficiente para a fadiga ocular. Adicionar ao seu monitor um filtro para redução de brilho pode diminuir o ofuscamento, visto que absorve o excesso de brilho e impede os seus olhos de o absorver. 

 

Mude o seu local de trabalho

Ajustar a altura do seu monitor também pode fazer diferença. Mantenha a altura do seu monitor elevada até à altura do seu rosto, mas ligeiramente abaixo do nível dos seus olhos. E mantenha o monitor a cerca de 50-71 cm do seu rosto, já que assim reduz a probabilidade de sentir os seus olhos tensos ou cansados. 

 

Faça um intervalo, sem ecrãs

Estar sentado em frente a um ecrã durante longos períodos de tempo não é recomendável. Isto torna-se ainda mais importante quando sabe que os seus olhos estão cansados. Seria aconselhável levantar-se, lavar os olhos e beber alguma água de maneira a reidratar os seus olhos. Isto também diminui a fadiga ocular dando aos seus músculos tempo para recuperar enquanto tira uma pausa dos ecrãs.

Outra recomendação é seguir a regra dos 20-20-20. Por cada 20 minutos de trabalho em frente a ecrãs, desvie o olhar para um ponto em média a 6m de distância, durante cerca de 20 segundos.

 

Use óculos próprios para computador

Por vezes, para a fadiga ocular crónica ou extrema, fazer uma pausa dos ecrãs, usar colírios e mudar a luminosidade não ajuda o suficiente. Outra solução pode ser usar óculos que bloqueiem a luz azul em excesso irradiada pelos ecrãs digitais, protegendo os seus olhos.

Para obter estes óculos, deverá visitar o seu optometrista, que procederá ao seu exame optometrico e fornecer-lhe-á um par de óculos personalizados próprios para computador. O uso destes óculos é preferível ao uso de lentes de contacto, visto que estes não secam nem causam desconforto aos seus olhos por utilização prolongada.

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