Tudo o que precisa de saber sobre fadiga ocular

Causas da fadiga ocular

A fadiga ocular acontece geralmente devido a várias razões. Nós mencionamos algumas delas abaixo:

Fadiga muscular 

O músculo ciliar está localizado no interior do olho. É responsável por ajustar as lentes nos seus olhos para lhe permitir focar objetos distantes ou próximos. Quando este músculo é utilizado para além da sua capacidade, especialmente durante longos períodos de tempo, o mesmo tem dificuldade em focar objetos próximos. Quando fixa o olhar num objeto durante um longo período de tempo, impede os seus músculos ciliares de contrair e relaxar, tornando mais difícil que estes ajustem as suas lentes e lhe proporcionem uma visão nítida. 

Os músculos extraoculares são outro grupo de músculos que contraem e relaxam para lhe dar uma visão estável, clara e livre de cansaço. Há seis músculos extraoculares por olho e estes focam numa imagem de maneira a impedir que veja a duplicar.

Quando estes músculos contraem rapidamente porque se fixou o olhar num objeto durante um longo período de tempo, os mesmos ficam tensos e sobrecarregados. Como todos os músculos, os extraoculares também necessitam de tempo para relaxar, descansar e recuperar energia para levarem a cabo as suas funções. Sobrecarregar os seus olhos impede este descanso e pode resultar em olhos tensos, cansados e, caso não se tomem medidas preventivas, possíveis problemas de saúde ocular. 

Doença da superfície ocular 

Algumas pessoas padecem do que se chama de doença da superfície ocular - uma doença que faz com que a superfície do olho seque mais rápido do que o normal, e pode causar dificuldade em focar objetos. Com esta doença, a superfície ocular não recebe suficiente lubrificação natural. Significando que a camada ocular exterior, a esclera, tem propensão para romper e não se consegue reparar facilmente. Esta secura faz com que sinta os olhos cansados e sobrecarregados, resultando em fadiga ocular. 

Brilho do ecrã do computador

A causa mais comum da fadiga ocular é exposição ao brilho do ecrã do computador ou telemóvel. Quando a luminosidade do seu ecrã não é controlada, a exposição à mesma pode cansar os seus olhos, seja por processar brilho demasiado ofuscante ou não luminoso o suficiente.

É por este motivo que os ecrãs devem ser regularmente ajustados para adequarem a luminosidade irradiada aos seus olhos. Caso contrário, poderá acabar com fadiga ocular permanente, o que pode facilmente afetar a sua produtividade geral. Evite olhar para luzes fluorescentes e certifique-se de que a luz irradiada pelo ecrã do seu computador está adaptada ao seu nível de conforto ocular.

O que pode fazer para combater a fadiga ocular?

Algumas mudanças no seu estilo de vida podem ser suficientes para melhorar a saúde dos seus olhos. Seguem abaixo algumas dicas úteis:

  • Reduzir a exposição ao brilho

Caso canse facilmente os seus olhos, deverá ajustar a luz à sua volta para reduzir o brilho proveniente do ecrã do seu computador. Por exemplo, se houver uma lâmpada perto do seu computador que esteja a irradiar brilho para o seu ecrã, será boa ideia reposicionar a lâmpada.

Instalar um interruptor para regulação da intensidade luminosa é também uma medida comprovada na redução da emissão de brilho dos ecrãs dos computadores e pode ser uma solução eficiente para a fadiga ocular. Adicionar ao seu monitor um filtro para redução de brilho pode diminuir o ofuscamento, visto que absorve o excesso de brilho e impede os seus olhos de o absorver. 

  • Mude o seu local de trabalho

Ajustar a altura do seu monitor também pode fazer diferença. Mantenha a altura do seu monitor elevada até à altura do seu rosto, mas ligeiramente abaixo do nível dos seus olhos. E mantenha o monitor a cerca de 50-71 cm do seu rosto, já que assim reduz a probabilidade de sentir os seus olhos tensos ou cansados. 

  • Faça um intervalo, sem ecrãs

Estar sentado em frente a um ecrã durante longos períodos de tempo não é recomendável. Isto torna-se ainda mais importante quando sabe que os seus olhos estão cansados. Seria aconselhável levantar-se, lavar os olhos e beber alguma água de maneira a reidratar os seus olhos. Isto também diminui a fadiga ocular dando aos seus músculos tempo para recuperar enquanto tira uma pausa dos ecrãs.

Outra recomendação é seguir a regra dos 20-20-20. Por cada 20 minutos de trabalho em frente a ecrãs, desvie o olhar para um ponto em média a 6m de distância, durante cerca de 20 segundos.

 

Temas Relacionados: