Qual é o modelo ideal de óculos para o meu rosto?

Diga-nos qual é o seu tipo de rosto e ajudamo-lo a escolher a armação certa.

- 4 minutos para ler

Rosto oval

Este é o formato de rosto que mais se adequa a diversos tipos de armação. Combina tanto com óculos retangulares quanto ovais e, também, com lentes oversized. Não tenha medo de arriscar.

Rosto quadrado

O rosto quadrado possui a linha do maxilar bastante vincada e a região do queixo e maçãs do rosto angulares e largas. Aposte nas armações com formatos redondos ou ovais, para dar mais harmonia às linhas do rosto. As lentes largas e com curvas suaves ajudam a equilibrar o formato do rosto. Os modelos tipo olho de gato e a armação com meio aro (também chamadas nylon) das lentes também caem muito bem.

Rosto longo

Este tipo de rosto é fácil de identificar. São estreitos nas maçãs do rosto e com uma distância maior entre a testa e o queixo. 

Os modelos ideias são arredondados ou ovais, pois dão maior destaque à largura do rosto e suavizam o comprimento.

Rosto em forma de diamante

Procure modelos que possuam a parte inferior oval ou os aviadores. Se possui a testa grande, experimente modelos mais estreitos. Óculos do tipo olho de gato e decorações nas hastes também favorecem.

Rosto redondo

São rostos com poucos ângulos e semelhança na largura e altura. Para esse formato de rosto o ideal são as armações geométricas, quadradas e retangulares. As linhas retas presentes nestes modelos de óculos criam a ilusão de que o rosto é mais anguloso, disfarçando o formato redondo.

Tenha também em conta...

Além do formato do rosto, é importante analisar outros pontos:

  • Nariz: os óculos devem respeitar o tamanho e formato do nariz. Escolha um modelo com uma ponte adequada, que não aperte e proporcione maior conforto e segurança;
  • Sobrancelhas: a armação é uma moldura que, além de suportar as lentes, é também uma moldura para nossos olhos. A mesma não deve ultrapassar ou sobrepor as sobrancelhas, o seu formato deve acompanhá-las;
  • Maçã do rosto: observe a posição dos óculos sobre as maçãs do rosto. Não devem estar apoiados, pois esta posição cria marcas no rosto além de não oferecer uma boa estética;
  • Olhos: devem ficar centrados nas lentes para criar harmonia. Ao escolher um modelo de óculos de grau observe sempre a distância dos olhos e a posição em que eles ficam nas lentes.

O grande segredo para acertar na escolha é a harmonia do modelo com o seu rosto.

Pense também na cor da armação, pois deve combinar com o seu tom de pele e a cor dos seus olhos. E não se esqueça do principal, o conforto! 

Não tenha receio na hora de experimentar. E partilhe com aqueles em cuja opinião mais confia, quer levando-os consigo à loja, quer recorrendo às redes sociais.

Lojas MultiOpticas >