Óculos que reduzem a exposição do filtro Luz Azul-Violeta

Saiba tudo sobre os óculos que reduzem a exposição da luz azul!

0

Além de se proteger dos raios UV e usar óculos de sol, é importante saber como reduzir a exposição da luz azul.

A luz azul é essencial para ver cores e contrastes e é emitida principalmente pelo sol. Portanto estamos expostos a luz azul ao ar livre, mas também por longos períodos em ambientes fechados, principalmente com os LEDs brancos frios na iluminação e ecrãs (computador, smartphone, tablet, etc.). Qual é o seu impacto na nossa saúde? E em particular na visão? 

A Luz azul-violeta (entre 400 e 455 nanómetros, conforme declarado pela ISO TR 20772:2018) pode acelerar o envelhecimento da retina.

Luz azul-turquesa (entre 460 e 500 nanómetros).

Qual a origem da luz azul?

No exterior, é emitida pelo sol, que é a principal fonte de luz azul. Mesmo dentro de casa, o sol é a maior fonte de luz azul. A luz azul também é encontrada nos LEDs de nossa iluminação doméstica e nos nossos ecrãs, mas os níveis de iluminação são mais baixos.

A luz azul é mesmo azul?

Todas as luzes ao nosso redor contêm azul, mas não necessariamente nas mesmas proporções: uma luz que tende para o amarelo gera uma atmosfera quente, com pouco azul. Por outro lado, uma luz branca fria ou azulada contém muito azul. Os nossos ecrãs, por exemplo, são fontes bastante "brancas frias" com uma emissão significativa de luz azul.

Qual o impacto da luz azul para os seus olhos?

A luz azul-violeta(entre 400 e 455 nanómetros, conforme declarado pela ISO TR 20772:2018) pode acelerar o envelhecimento da retina.

É um dos fatores de risco para a degeneração macular relacionada à idade ("Marie et al, Cell Death and Disease, 2018 / Arnault, Barrau et al, PlosOne, 2013."), DMRI, entre outros fatores, sendo o principal deles a idade, mas também fatores genéticos e ambientais, como tabagismo e alimentação.

Vários estudos epidemiológicos acompanharam milhares de pacientes ao longo de vários anos e mostraram uma correlação significativa entre a exposição cumulativa à luz solar azul, que recebemos ao longo das nossas vidas, e a DMRI.

Embora a DMRI tenha vários fatores de risco, a exposição à luz é um fator que pode ser acionado com base no princípio da precaução, reduzindo a quantidade de luz potencialmente nociva à qual os nossos olhos são expostos, por exemplo, através de óculos não invasivos.

Como reduzir a exposição à luz azul-violeta?

O ideal é, portanto, filtrar parte da luz azul-violeta (entre 400 e 455nm conforme ISO TR 20772:2018​) deixando passar a luz azul-turquesa, essencial para o nosso bem-estar.

De modo a preservar a restante luz visível, manter uma boa visão das cores, não alterar os ciclos biológicos e facilitar o uso de óculos em todas as situações, é necessária uma lente clara e transparente com a tonalidade mais neutra possível.

Que óculos devo escolher para filtrar a luz azul-violeta?

O ideal será escolher lentes que filtrem parte da luz azul-violeta (entre 400 e 455 nanómetros, conforme declarado pela ISO TR 20772:2018) e deixem passar a luz azul-turquesa, mas com a tonalidade mais neutra possível.

As suas lentes podem ser tratadas para serem mais resistentes a arranhões e poeiras.

É importante ter em consideração todos estes critérios ao escolher os seus óculos com filtro de luz azul-violeta (entre 400 e 455 nanómetros, conforme declarado pela ISO TR 20772:2018).

Peça conselhos ao seu optometrista sobre como encontrar a combinação certa de materiais e revestimentos para atender às suas necessidades específicas e oferecer a melhor experiência visual possível.

Quando deve utilizar óculos para filtrar a luz azul-violeta?

Tal como já foi mencionado, a luz solar é a principal fonte de luz azul, e estamos expostos a ela tanto em ambientes externos quanto internos devido ao uso crescente de LEDs (luzes domésticas, ecrãs digitais).

Pense também nas janelas que deixam passar a luz azul. O ideal é usar óculos que filtrem um pouco da luz azul-violeta (entre 400 e 455 nanómetros, conforme declarado pela ISO TR 20772:2018) o mais frequentemente possível, não apenas durante a exposição aos ecrãs. É um óculo de uso diário, não invasivo e sem efeitos colaterais.

Diminuir a luminosidade dos ecrãs é suficiente para reduzir a exposição dos olhos à luz azul-violeta?

Diminuir a luminosidade dos ecrãs irá reduzir a quantidade de luz que você recebe e, portanto, reduzirá a quantidade de luz azul recebida pelos seus olhos.

Este é um excelente passo, mas para um maior conforto e desempenho visual, não deixe o seu ecrã com baixo nível de brilho o dia todo.