O que é um buraco macular?
Um buraco macular é um buraco na sua retina. A sua retina é como um ecrã na parte de trás do seu olho, que contém células que detetam a luz que entra no seu olho. A mácula é a parte central da retina que lhe dá visão de detalhe, ajudando a ler.
Sintomas do buraco macular
Se tiver um buraco macular, a primeira coisa na qual vai reparar é que a sua visão estará desfocada ou as linhas direitas parecerão onduladas.¹ Poderá ter dificuldade em ler letras pequenas. Mais tarde, poderá aparecer-lhe um ponto preto no centro da sua vista.¹ Não é doloroso, mas se o buraco não for tratado, o ponto preto poderá aumentar com o passar do tempo. Deve falar imediatamente com o seu oftalmologista se notar estes sintomas.
Causas do buraco macular
Ninguém sabe ao certo o que causa a maioria dos buracos maculares. São mais comuns nas mulheres do que nos homens. Para além disso, as pessoas com idade entre os 60 e os 80 e pessoas que tenham ligeira hipermetropia ou miopia acentuada têm maior probabilidade de ter um buraco macular.¹
Por vezes, um buraco macular pode ser causado por tração vitreomacular (a parte gelatinosa dentro do olho afasta-se da retina mas deixa partes agarradas), ou por lesão ocular. Também pode ser causado por edema macular (uma acumulação de fluído na mácula no centro da retina), ou por descolamento de retina (quando a retina se afasta dos vasos sanguíneos que a irrigam).¹ No entanto, a maioria dos buracos maculares não tem causa evidente.
Tratamento do buraco macular
O principal tratamento para o buraco macular é a cirurgia. Esta pode ser efetuada sob anestesia local ou geral. O cirurgião removerá parte do humor vítreo gelatinoso do interior do seu olho e irá substitui-lo por uma bolha de gás. Depois demorará algumas semanas para que recupere e para que a bolha de gás ajude a fechar o buraco. Durante o período de recuperação, a sua visão provavelmente ficará pior, algo semelhante ao tentar ver debaixo de água.¹ No entanto, após o período de recuperação, 80-90% das pessoas sentem melhorias na sua visão quando comparado com a que tinham antes da cirurgia. A quantidade da melhoria depende do tamanho e idade do buraco macular. Mesmo que a cirurgia acabe por não melhorar a sua visão, é bastante provável que previna que a mesma piore.²