Calázio | Sintomas & Causas

Calázio

Um calázio é um quisto indolor na pálpebra, ou um caroço duro na sua pálpebra. É mais ou menos do tamanho de uma ervilha.(1) A palavra "calázio" significa "pequeno granizo" em grego.

Os calázios (plural de calázio) podem localizar-se na sua pálpebra superior ou inferior, embora seja mais comum que se encontrem na pálpebra superior.(1) São mais comuns em adultos do que em crianças.(1) Não são contagiosos, mas podem durar semanas, meses, ou mais. Tendem a ser inofensivos e podem desaparecer sem necessidade de tratamento.(1)

Calázio vs Terçolho

Um calázio é muitas vezes confundido com um terçolho, pois ambos são um caroço localizado na pálpebra. Se não tiver a certeza de qual sofre, aqui ficam algumas diferenças:

  • Normalmente, um calázio não é doloroso, ou apenas é doloroso durante os primeiros dias, mas um terçolho é normalmente doloroso.(1)
  • Um terçolho é uma infeção, mas um calázio é geralmente um bloqueio e não uma infeção.(1)
  • Normalmente um terçolho cura-se em poucas semanas, mas um calázio pode durar meses ou mais.
  • Normalmente, um terçolho está mais próximo da borda da pálpebra do que um calázio.(1)

É possível que um terçolho se transforme num calázio, uma vez que a infeção pode causar o bloqueio das glândulas.

Sintomas do calázio

O principal sintoma de um calázio é um caroço ou quisto inchado na pálpebra. Geralmente, o caroço não é doloroso e tem o tamanho de uma ervilha.

Outros sintomas incluem olho lacrimejante ou irritável, se o calázio estiver a interferir com a produção de lágrimas do seu olho. Se o calázio for suficientemente grande para pressionar contra o seu globo ocular, poderá até provocar visão desfocada.

Causas do calázio

Existem algumas causas possíveis para o aparecimento de um calázio, tais como uma glândula sebácea bloqueada na pálpebra.(1) Estas glândulas produzem óleo que ajuda a lubrificar a superfície do seu olho. Se ficarem bloqueadas, o óleo acumula-se no bloqueio e transforma-se num caroço duro.(2)

Algumas doenças da pele, como a acne (8), rosácea ou seborreia, aumentam a probabilidade de contrair um calázio.(1) Pode também ter mais probabilidades de contrair um calázio se tiver blefarite crónica (uma infeção da extremidade da pálpebra), especialmente se esfregar os olhos.(2)

Por vezes, pode desenvolver-se um calázio a partir de um terçolho, que é um caroço doloroso e infetado na sua pálpebra.

Prevenção do calázio

Para evitar terçolhos e calázios, é importante ter uma boa higiene ocular. Certifique-se de que as suas mãos estão limpas antes de tocar nos seus olhos ou ao usar lentes de contacto. Se usa maquilhagem, remova-a antes de ir para a cama (1), e não use maquilhagem antiga (recomendamos a sua substituição de seis em seis meses para evitar contaminação e infeção).(8) Para manter as pálpebras limpas, lave-as com água morna e um produto de limpeza suave como champô para bebé, ou com toalhitas de limpeza de pálpebras.(2)

Se continuar a ter calázio, recomendamos que fale com o seu médico. Poderá sugerir a utilização de esfoliantes especiais para manter as pálpebras limpas(1) ou prescrever uma pomada antibiótica.(3) Especialmente agora, com a pandemia da COVID-19, é importante manter uma boa higiene dos olhos. As máscaras faciais podem fazer as lágrimas evaporar mais rapidamente, o que provoca secura nos olhos. Também podemos tocar mais vezes no nosso rosto e olhos quando ajustamos a máscara. Claro que ainda é muito importante usar máscaras faciais para evitar a propagação da COVID-19 (e é obrigatória em muitos locais), mas há coisas que pode fazer para as tornar mais higiénicas para os seus olhos.

Deve lavar as máscaras de pano frequentemente em água quente e evitar tocar no seu rosto e zona dos olhos quando ajusta a máscara. Colocar fita adesiva sobre a parte superior da máscara pode impedir que o ar que está a expirar entre nos seus olhos. Além disso, se usar óculos, isto pode impedi-los de embaciar.(9)

Diagnóstico do Calázio

Se tiver um caroço ou quisto no interior ou sob a pálpebra, pode ser um calázio. Se for este o caso, consulte o seu oftalmologista. Poderá dar uma vista de olhos ao caroço e dizer-lhe o que é e qual a melhor forma de o tratar. Poderá usar uma luz brilhante e uma ferramenta de ampliação, chamada lâmpada de fenda, para o ajudar a ver melhor.