Irite

O que é a irite?

A irite é a inflamação da sua íris, que é o anel colorido na zona frontal do seu olho.

A íris é um anel colorido, que é semelhante ao obturador de uma câmara. É responsável por controlar a quantidade de luz que entra no seu olho. Torna a sua pupila maior sob luz fraca, de maneira a que entre mais luz ou mais pequena sob luz forte para limitar a quantidade de luz que entra.(3)

Se tiver irite, esta pode progredir rápido(1) e afetar um ou ambos os olhos.(2)

A irite também é chamada de uveíte anterior. É uma doença rara e afeta menos de 1 em cada 1000 pessoas por ano.(2) É mais comum em adultos do que em crianças.(2)

A irite pode ser grave. Se suspeitar que sofre desta doença, deve consultar o seu oftalmologista ou médico o mais cedo possível. Quanto mais cedo for diagnosticada e tratada, maior a probabilidade de melhoria.

Se não for tratada, a irite pode resultar em complicações como cataratas, glaucoma, danos ao seu nervo ótico(1), ou perda de visão.(3)

Sintomas da irite

A irite apresenta vários sintomas. Estes incluem:(1,2)

  • Dor no olho ou zona da sobrancelha, que poderá piorar quando se está a tentar concentrar
  • Vermelhidão ou inchaço no olho
  • Sensibilidade à luz ou dor ocular quando exposto a luz intensa
  • Visão desfocada ou enevoada
  • Perda de visão
  • Perda de visão periférica (dificuldade em ver objetos nos cantos do seu campo de visão)
  • Dor de cabeça
  • Olhos lacrimenjantes (3)
  • Uma pupila muito pequena ou de formato invulgar
  • Moscas volantes: pequenas partículas a flutuar no seu campo de visão

Estes sintomas podem frequentemente durar várias horas ou até dias.(3) Isto é denominado de irite aguda.(6) Contudo, se os seus sintomas evoluírem de maneira mais gradual ou durarem mais do que três meses é chamada de irite crónica.(6)

Se achar que sofre de irite, deve consultar o seu oftalmologista ou médico, especialmente se tiver dor ocular constante, mudanças na sua visão ou se já tiver tido irite antes. É importante tratar a irite o mais rapidamente possível para prevenir danos adicionais aos seus olhos.

Causas da irite

Existem muitas causas possíveis para a irite. Geralmente, é difícil saber qual a causa para cada caso específico.(3)

Por vezes, a irite pode ser causada por genes específicos que fazem com que seja mais provável que desenvolva a doença. Também pode ser causada por doenças imunológicas como a espondilite anquilosante e a sarcoidose. Infeções bacteriais ou virais, como a herpes-zóster, tuberculose, sífilis ou VIH também podem causar irite.

A irite também pode aparecer devido a uma lesão ocular, úlcera ocular(3), ou após cirurgia ocular.(2) Se for causada por um traumatismo, perfuração ou uma queimadura, leva o nome de irite traumática.(7) Se tiver irite traumática, o seu olho poderá parecer esbranquiçado ou com partículas, devido à acumulação de glóbulos brancos e proteínas. Também pode criar saliência devido à pressão causada pela inflamação.(7)

Não há nada que possa fazer para prevenir a irite. No entanto, no caso de sofrer de doença autoimune, é uma boa ideia efetuar exames oftalmológicos com regularidade para testar se tem irite. Tomar a sua medicação para a doença autoimune também pode prevenir que esta doença cause irite.(5)

Diagnóstico da irite

Se acha que tem irite, deve consultar imediatamente um optometrista ou médico.

Se o seu olho tiver sofrido um corte, perfuração ou tiver entrado em contacto com produtos químicos, deve consultar imediatamente um médico. Mesmo que não apresente logo quaisquer sintomas de irite(7), estes podem evoluir para uma irite traumática. A melhor maneira de prevenir danos adicionais é receber tratamento o mais cedo possível.

O seu optometrista ou médico examinará os seus olhos usando uma luz intensa e uma lupa.  Chama-se a isto uma lâmpada de fenda. Durante a consulta poderão dar-lhe gotas oftálmicas que contêm uma coloração que os ajudará a ver melhor os detalhes do seu olho. Provavelmente também lhe perguntarão sobre o seu historial de saúde, especialmente se já teve ou não irite antes.(5)

Tratamento da irite

Se acha que tem irite, ou se o seu olho tiver sofrido um corte, perfuração, ou tiver entrado em contacto com produtos químicos, deve consultar imediatamente um oftalmologista ou médico. Desta forma, poderão tratá-la rapidamente e prevenir quaisquer danos adicionais aos seus olhos.

O seu médico provavelmente lhe dará gotas oftálmicas com esteróides para tratar a irite, porque estas podem diminuir a inflamação no seu olho.(2)

Para a irite traumática (irite causada por lesão ou queimadura química), o seu médico poderá dar-lhe umas gotas oftálmicas chamadas de gotas oftálmicas cicloplégicas. Estas gotas oftálmicas dilatam a pupila e fazem com que os músculos no seu olho deixem temporariamente de trabalhar, de forma a prevenir espasmos dolorosos.(7)

Se a sua irite for causada por infeção, o seu médico poderá tratar a infeção usando antibióticos, medicamentos antivirais ou antifúngicos (dependendo do tipo de infeção, se for bacteriana, viral ou fúngica).(8)

É muito importante que a irite seja tratada por um médico ou optometrista, em vez de ser tratada em casa. Isto é perigoso e pode agravar a doença. Contudo, assim que lhe tiverem sido administradas as suas gotas oftálmicas ou outros medicamentos para curar a irite, há procedimentos que pode tomar em casa para ajudar a aliviar os sintomas. Pode tomar analgésicos sem receita para aliviar a dor, para além de tomar a medicação que o seu médico lhe receitou para curar a irite.(8) Se os seus olhos forem sensíveis à luz, poderá ser-lhe útil usar óculos de sol, mesmo em casa.(8) Colocar uma flanela morna (pano de rosto) sobre o seu olho também poderá ajudar a diminuir a dor e o inchaço. (8)

Pode levar entre 6 a 8 semanas até que recupere totalmente da irite.(3) A irite traumática, causada por lesão, no entanto, tem maior probabilidade de regenerar mais depressa e poderá apenas demorar umas semanas para tal.(1) Enquanto estiver a recuperar, é uma boa ideia ter consultas regulares com o seu médico ou oftalmologista. Desta forma, podem monitorizar a sua situação, certificar-se de que está a recuperar da sua irite e assegurar-se de que não terá possíveis complicações como cataratas ou glaucoma.(3)