Descolamento de retina

O que é o descolamento de retina?

O descolamento de retina ocorre quando a retina se solta da sua posição normal. A retina é uma camada fina na parte de trás do olho. Contém as células que o seu olho utiliza para detetar a luz que recebe.

O descolamento de retina é raro e afeta apenas cerca de uma em 10.000 pessoas por ano. É mais comum em pessoas entre 40 e 70 anos e extremamente raro em crianças.(3)

O descolamento de retina é uma emergência e deve ser tratado o mais rápido possível. Pode resultar em perda de visão no olho afetado.

Sintomas do descolamento de retina

Os sintomas do descolamento de retina incluem:(1)

  • Flashes de luz na sua visão, em um ou ambos os olhos
  • Muitas novas moscas volantes (pontos escuros ou linhas onduladas) na sua visão
  • Uma "cortina" escura ou sombra no limite do seu campo de visão
  • Uma "cortina" escura ou sombra que se move ao longo do seu campo de visão
  • Visão desfocada repentina

É normal existirem algumas moscas volantes, especialmente à medida que envelhece. São causadas ​​por fragmentos dentro do globo ocular, que projetam uma sombra na retina. Contudo, se estiver a ver moscas volantes pela primeira vez ou, de repente, tiver muitas moscas volantes novas, pode ser um sintoma de descolamento de retina.(3)

Se parte da sua retina se descolou, provavelmente verá uma sombra escura em parte do seu campo de visão, correspondendo à parte da retina que não está a funcionar. Se a sombra se está a mover ou a ficar maior, isso sugere que há mais retina a ficar solta e o problema está a piorar.(3)

Se tiver estes sintomas, deve falar imediatamente com um médico ou oftalmologista, porque pode necessitar de uma cirurgia urgente.

Causas e tipos de descolamento de retina

Descolamento de retina regmatogénico

Se tiver um rasgo ou orifício na retina, o líquido vítreo gelatinoso no seu olho pode entrar atrás da retina, através do rasgo. E pode depois empurrar a retina para longe da parte de trás do olho, descolando-a. A isto chamamos de descolamento de retina regmatogénico.(4)

Às vezes, à medida que envelhece, o líquido vítreo pode encolher e sair da retina. A isto chamamos de descolamento de vítreo posterior ou DVP. O DVP geralmente acontece naturalmente à medida que envelhece e geralmente não é nada com que se deva preocupar. Contudo, às vezes, o DVP pode causar um rasgo ou orifício na retina conforme o líquido se afasta da retina. Isto pode levar ao descolamento da retina, pois o líquido vítreo pode escorrer entre as camadas da retina e separá-las.(3)

O DVP tem uma maior probabilidade de levar ao descolamento de retina se for míope, se você ou outras pessoas da sua família já tiverem tido descolamento de retina anteriormente, ou se teve uma lesão ocular ou cirurgia ocular.(1)

Descolamento de retina tracional

O descolamento de retina também pode ser causado por tecido cicatrizado na retina. O tecido cicatrizado pode puxar a retina, causando o descolamento. Isto é conhecido como descolamento de retina tracional.(4) O tecido cicatrizado pode ser causado por retinopatia diabética(3), uma infeção ou doença ocular.(4)

Descolamento de retina exsudativo

Ocasionalmente, o líquido pode acumular-se atrás (4) ou entre as camadas da sua retina, mesmo que não tenha uma retina rasgada.(3) O líquido depois atinge a sua retina e faz com que se descole. A isto chamamos de descolamento de retina exsudativo.(4) A origem da acumulação de líquido pode ser um derrame dos vasos sanguíneos do seu olho.(4) Pode ser causado por uma lesão ou tumor no olho, ou degeneração macular relacionada com a idade.(4)

Descolamento do epitélio pigmentar      

O descolamento do epitélio pigmentar é semelhante ao descolamento da retina. No entanto, é a camada de células atrás da retina que se descola, e não a própria retina.(5)

Tratamento do descolamento de retina        

O tratamento para um descolamento de retina é a cirurgia. Existem três tipos principais, e todos eles normalmente serão feitos com anestesia local.

Se tiver um rasgo na retina, o seu médico irá repará-lo em simultâneo. O tratamento para um rasgo na retina é a crioterapia (tratamento por congelamento) ou terapia a laser, que sela o rasgo.(1,3)

A vitrectomia é o tratamento mais comum para o descolamento de retina.(3) Envolve a remoção de parte da gelatina vítrea de dentro do globo ocular e a substituição por uma bolha de gás. Isto evita que a retina seja puxada e mantém-na no lugar enquanto se cura. Com o tempo, o gás desaparece sozinho.(3)