Edema macular

O que é o edema macular?

O edema macular é uma acumulação de fluido na mácula, na região central da retina. A sua retina contém células que detetam a luz que entra nos seus olhos. A mácula é a zona onde existe maior concentração destas células e é a razão pela qual tem uma visão de detalhe, permitindo-lhe ler.

Derrames de vasos sanguíneos na retina podem causar a acumulação de sangue e outros fluidos na mácula, resultando num edema macular.

Causas do edema macular

O edema macular está associado à diabetes. Se for diabético deverá fazer um exame oftalmológico pelo menos uma vez por ano. Destina-se a verificar a existência de retinopatia diabética e avaliar o risco de edema macular e outros problemas oculares ligados à diabetes. O risco de desenvolver edema macular é maior se for diabético há muito tempo, se a sua diabetes for mal controlada, ou se fumar ou estiver grávida.(4)

O edema macular também pode ser causado por cirurgia de cataratas.(2) É geralmente temporário e pode ser tratado com gotas oftálmicas.(3)

O edema macular cistóide acontece quando há acumulação de fluido na mácula devido a um bloqueio num vaso sanguíneo. Pode acontecer devido a tensão arterial elevada ou níveis de colesterol elevados. Fumar, diabetes e envelhecimento são todos fatores de risco. Quando o vaso sanguíneo fica bloqueado, pode sair algum fluido que se acumula na mácula, causando edema nos seus olhos e prejudicando a sua visão.(5)

O edema macular também pode ser causado por doenças inflamatórias e distúrbios do sistema imunitário, incluindo sarcoidose e toxoplasmose.(3)

Sintomas do edema macular

No início, o edema macular pode não ter quaisquer sintomas que se possam detetar. Contudo, mais tarde poderá notar sintomas tais como:(1)

  • Visão desfocada ou distorcida(2)
  • Pontos escuros ou falhas na sua visão
  • Dificuldade para ler
  • Linhas retas com aspeto ondulado ou dobrado
  • Sensibilidade à luz forte
  • Cores com aspeto desbotado
  • Objetos que parecem mudar de forma, tamanho ou cor ou que parecem desaparecer.

O edema macular não é doloroso e não afeta a sua visão periférica (os limites da sua visão).(1)

Se tiver sintomas de edema macular, especialmente se for diabético, deverá consultar o seu oftalmologista imediatamente. Este poderá verificar se tem edema macular e indicar o melhor tratamento.

Tratamento do edema macular

Se o seu optometrista ou oftalmologista suspeitar que tem edema macular, poderá examinar o seu olho para verificar. Dar-lhe-ão gotas para dilatar a pupila para que possa observar melhor os seus olhos. Depois, observam a parte de trás do seu olho com uma lâmpada de fenda, que ilumina o seu olho, e usam uma ferramenta de ampliação para ajudar a vê-lo melhor. Também podem realizar um exame de OCT (Tomografia de Coerência Ótica),(2) e um teste de acuidade visual, em que lhe são mostradas filas de letras que diminuem de tamanho e lhe perguntam quais consegue ler.(3)

Se lhe for diagnosticado edema macular, há várias opções de tratamento, tais como injeções intra-oculares,(2) ou cirurgia(3). A melhor escolha de tratamento dependerá da causa do seu edema macular. É importante tratar a causa subjacente, tal como a diabetes ou a tensão arterial elevada, e depois tratar os danos na sua retina.(3)

Se o seu edema macular for causado por uma doença inflamatória, poderá ter que tomar esteroides. O edema macular diabético será provavelmente tratado usando injeções no olho. É administrada anestesia local, e a injeção é dada pelo canto do olho para que não a veja a entrar.(1)

A cirurgia a laser é uma opção para tratar o edema macular quando este não afeta o centro da mácula. No entanto, esta opção de tratamento é normalmente utilizada para evitar que o problema se agrave, e não para o curar completamente.(1) Outra opção de tratamento cirúrgico é a vitrectomia. Implica a remoção de parte do fluido gelatinoso do interior do globo ocular.(3)