Espasmos nos olhos

Quando os seus olhos tremem, é um espasmo involuntário nos músculos da sua pálpebra, ou debaixo do seu olho. Estes espasmos oculares são normalmente suaves e indolores. É como se a sua pálpebra estivesse a ser puxada suavemente. Normalmente, acontecem em poucos segundos e duram alguns minutos.(4)

É comum que os nossos olhos tenham espasmos. Se tiver notado que os seus olhos estão com espasmos, normalmente não é sinal de um problema grave. Cerca de 70% das pessoas têm algum tipo de espasmos.(2)

Os espasmos podem afetar o olho direito ou esquerdo. Tanto a pálpebra superior como a inferior podem ter espasmos, embora sejam mais comuns na pálpebra superior.(4)

Muitas vezes, os espasmos vêm e vão por si mesmos e uma compressa quente pode ajudar a relaxar o espasmo. Normalmente, o seu olho deixará de ter espasmos dentro de uma ou duas semanas.(1) No entanto, se notar que o seu olho continua com espasmos durante mais tempo, recomendamos que consulte um oftalmologista ou um médico.

Causas dos espasmos nos olhos

Há muitas razões possíveis para que os seus olhos tenham espasmos. Alguns deles são:(1)

  • Cansaço
  • Stress
  • Irritação ocular - como se tivesse algo no olho (4)
  • Demasiada cafeína ou álcool
  • Efeitos secundários de certos medicamentos.

Estes tipos de espasmos são geralmente inofensivos e desaparecem por si mesmos.

Se tiver espasmos crónicos em ambos os olhos, ou se os espasmos forem suficientemente fortes para fechar completamente os seus olhos, pode ser um sinal de blefaroespasmo essencial benigno. Esta condição faz os nossos olhos tremer ou piscar incontrolavelmente. Isto afeta cerca de 1 em cada 50.000 pessoas e é mais comum nas mulheres do que nos homens. Não é prejudicial em si, mas geralmente piora com o tempo e pode provocar visão turva, sensibilidade à luz e espasmos em outras zonas do rosto.(4) Esta condição pode ser tratada com injeções de Botox ou com cirurgia nos nervos e músculos da sua pálpebra.(4)

Os espamos nos olhos também podem ser um sinal de condições mais graves, como por exemplo:

  • Síndrome de fasciculação benigna (uma condição inofensiva em que os nossos músculos se contraem persistentemente)(2)
  • Distonia (uma condição a longo prazo causada por espasmos musculares descontrolados que podem ser dolorosos)(3)
  • Doença dos neurónios motores (uma condição rara que causa fraqueza que se agrava com o tempo)(1)

Se os espasmos nos olhos são o seu único sintoma, é muito pouco provável que tenha alguma destas condições a longo prazo. No entanto, recomendamos que consulte o seu médico ou oftalmologista se:

  • o seu olho continua a ter espasmos durante várias semanas
  • os espasmos espalham-se por outras partes do seu rosto
  • a sua pálpebra superior continua a inclinar-se sobre o seu olho mesmo quando não tem espasmos
  • tem qualquer descarga invulgar a sair do olho.(4)

Os espasmos nos olhos também podem ser um sintoma de arranhões na córnea. Estes podem ser causados por objetos estranhos como pó ou areia que entram no seu olho. Também podem acontecer se o olho for arranhado por uma unha ou garra. O desconforto e os espasmos nos olhos podem continuar mesmo depois de o objeto ter sido removido do olho. Os arranhões da córnea normalmente curam-se sozinhos, mas se for particularmente doloroso ou durar muito tempo, então deverá consultar um oftalmologista. O oftalmologista poderá prescrever gotas oftálmicas para alívio da dor ou antibióticos para tratar alguma infeção.(5)

Como evitar os espasmos nos olhos

Os espasmos nos olhos são frequentemente causados por stress e cansaço, pelo que se deve tentar dormir e relaxar o suficiente. Receba uma massagem, tome um banho quente, pratique yoga, aromaterapia, ou o que funcionar melhor para si. Não recomendamos que beba álcool para relaxar, uma vez que em demasiado pode causar espasmos.(1)

Tente também não se preocupar muito com os espasmos. São normalmente inofensivos. Preocupar-se e stressar por causa disso pode até piorá-los! No entanto, se estiver preocupado porque o espasmo no olho não desaparece, então deverá consultar um oftalmologista.(1)

Demasiada cafeína também pode causar espasmos nos olhos. Cortar no café, chá, ou refrigerantes com cafeína pode ajudar aos espasmos nos olhos.(1)

Alguns medicamentos prescritos também podem provocar espasmos nos olhos. Se pensa que esta poderá ser a causa, então deverá falar com o seu médico. Poderá ajudá-lo a encontrar um medicamento alternativo ou alterar a dosagem. Deve consultar o médico antes de decidir se deve tomar uma dose mais pequena ou deixar de a tomar completamente.(1)

Manter os olhos bem lubrificados pode ajudar a prevenir os espasmos (assim como a tornar os olhos mais confortáveis). Pode comprar gotas oftálmicas lubrificantes, também conhecidas por lágrimas artificiais, de venda livre.(4)

Também pode tentar pressionar uma compressa quente (como um pano de rosto humedecido com água quente) contra as pálpebras para ajudar a evitar que contraiam.(4)

Citações

  1. https://www.nhs.uk/conditions/twitching-eyes-and-muscles/
  2. https://www.healthline.com/health/benign-fasciculation-syndrome
  3. https://www.nhs.uk/conditions/dystonia/
  4. https://www.healthline.com/health/eyelid-twitch
  5. https://www.healthline.com/health/corneal-abrasion