Estrabismo

(olhos estrábicos/tortos)

    Sintomas de estrabismo

    Pseudoestrabismo

    Crianças e adultos com estrabismo podem ter uma falsa aparência de olhos tortos, quando de facto, têm pseudoestrabismo em vez de estrabismo genuíno. Pseudoestrabismo é quando um adulto ou uma criança pequena tem um nariz plano e largo, associado a uma dobra na pele da pálpebra interna. Uma característica adicional do pseudoestrabismo pode incluir visão dupla. Fisicamente, a prega na pele da pálpebra interior pode melhorar à medida que a criança cresce; contudo, o estrabismo genuíno não melhora com a idade.

     

    Porque é que o meu filho ou recém-nascido tem os olhos tortos?

    Aqui estão os tipos mais comuns de estrabismo que provocam estrabismo em bebés e crianças:

    • Esotropia: Este tipo de estrabismo é quando os olhos estão virados para dentro, e tende a ser comum em bebés. As crianças com esotropia podem ter dificuldade em fazer com que os seus olhos trabalhem em conjunto e podem precisar de terapia de visão para conseguir que ambos os olhos trabalhem em equipa.
    • Esotropia acomodativa: Neste tipo de estrabismo, os olhos da criança voltam-se para dentro ao concentrarem-se num único objeto para o verem de forma nítida. Isso também pode acontecer ao focar um objeto à distância.
    • Exotropia: A exotropia é o oposto de esotropia e envolve o virar de um ou ambos os olhos para fora. É também conhecido como estrabismo divergente. Com este tipo de estrabismo, a criança pode ter dificuldade em ver e concentrar-se em objetos à distância, e pode precisar de semicerrar um olho para ver os objetos claramente (particularmente em plena luz do dia).

    Temas Relacionados: