Febre dos fenos e os seus olhos

O que é a febre dos fenos?

A febre dos fenos é uma alergia sazonal que afeta entre 10-20% de pessoas nos países ocidentais. (2) O pólen transportado pelo ar de plantas polinizadas pelo vento, tais como erva, árvores e ervas. O pólen pode entrar em contacto com os nossos olhos, nariz e garganta. Se sofre de febre dos fenos, poderá ter comichão nos olhos, olhos vermelhos, olhos lacrimejantes, comichão no nariz, nariz a pingar, e espirros.

A febre dos fenos pode afetar-nos de diferentes formas, a nível de sintomas e gravidade. Pode ser suave, moderada, ou severa. Para alguns de nós, pode afetar-nos todos os anos, enquanto para outros, os sintomas podem aliviar ou piorar com a idade.

A febre dos fenos é mais comum na Primavera. No entanto, depende do pólen a que é alérgico. Na Europa Ocidental, o pólen de árvores é mais comum de março a maio, o pólen de gramíneas de maio a julho, e o pólen de ervas daninhas de finais de junho a setembro.(3) 90% das pessoas com febre dos fenos são alérgicas ao pólen das gramíneas. O tempo também afeta a quantidade de pólen da erva no ar; os dias mais quentes e mais secos são piores.

As pessoas com febre dos fenos podem ser mais propensas a outras condições inflamatórias tais como eczema, dermatite ou asma. (2)

Apesar do nome, a febre dos fenos não é na realidade uma febre. Não provoca temperatura elevada. O nome "febre dos fenos" vem de uma crença antiga de que era causada pelo cheiro do feno.

Como é que a febre dos fenos afeta os seus olhos?

Se tiver febre dos fenos e o pólen entrar em contacto com os seus olhos, isso poderá causar alguns sintomas. Estes incluem comichão nos olhos, olhos lacrimejantes, olhos vermelhos, e pálpebras vermelhas e inchadas. Também pode causar descoloração abaixo dos olhos, conhecida como "olho negro alérgico", particularmente nas crianças. (4)

Tratamentos para a febre dos fenos

Há muitos tratamentos disponíveis para a febre dos fenos. Estão disponíveis diferentes opções para pessoas com sintomas diferentes.

Métodos de barreira

Qualquer coisa que mantenha o pólen fora do seu nariz e olhos pode ajudar a prevenir a febre dos fenos. Óculos, óculos de sol e lentes de contacto podem reduzir a quantidade de pólen que entra em contacto com os olhos. Até ficar dentro de casa com as janelas fechadas pode ajudar.(1)

Colocar uma pequena quantidade de vaselina no interior das narinas pode apanhar os grãos de pólen e impedi-los de subir pelo nariz. Pode também comprar tampões para o nariz que se colocam dentro das narinas e filtram o ar que entra. Estão disponíveis em formas diferentes, tais como circular e alongada, para se adaptarem às suas narinas. Outras barreiras nasais incluem máscaras de tecido ou papel, como as que são usadas para impedir a propagação da COVID-19

Tratamentos medicamentosos

Pode comprar comprimidos antialérgicos (anti-histamínicos) numa loja ou de venda livre numa farmácia. São tomados diariamente para prevenir a reação alérgica que provoca a febre dos fenos. São também eficazes para outras alergias, como pêlos de animais de estimação, ácaros ou bolores. Estas outras alergias podem causar sintomas semelhantes à febre dos fenos, como olhos inchados, vermelhos, e comichão nos olhos. É melhor tomar os comprimidos com antecedência, antes da exposição ao pólen, em vez de esperar até que os sintomas comecem.

Para crianças, um medicamento líquido antialérgico pode ser a melhor opção se tiverem dificuldade em engolir comprimidos.

Também é possível colocar um spray nasal algumas vezes por dia. Estes não têm de ser tomados com antecedência e podem ajudar a aliviar rapidamente um nariz entupido. Além disso, se estiver preocupado com os comprimidos que o deixam sonolento, o spray nasal é uma alternativa mais segura.

Se a sua febre dos fenos for grave e os comprimidos e sprays não ajudarem, o seu médico poderá prescrever algo mais forte. Os comprimidos de esteroides ou sprays nasais de esteroides são mais fortes e demoram vários dias a produzir efeito. Recomendamos que comece a tomá-los antes da época da febre dos fenos e continue a tomá-los diariamente durante a mesma.

Podem ser utilizadas gotas otas oftálmicas para tratar sintomas da febre dos fenos, tais como olhos doridos, comichão nos olhos, olhos vermelhos, olhos secos, ou olhos vermelhos.

Há dois tipos de gotas oftálmicas antialérgicas. As gotas de cromoglicato de sódio são úteis como prevenção. Os anti-histamínicos são mais úteis para quando os nossos olhos ficam irritados devido à febre dos fenos e precisam de algum alívio. Estas gotas oftálmicas não devem ser usadas com lentes de contacto. Existem também gotas oftálmicas calmantes ou hidratantes que não impedem a reação alérgica, mas que acalmam os sintomas. São um remédio para a febre dos fenos que pode ser combinado com um método de barreira ou tratamento medicamentoso.

Outros tratamentos

Pode optar também por pomadas líquidas esterilizadas para os olhos que aplica vertendo-as num pequeno banho para os olhos, pressionando contra o rosto, e inclinando a cabeça para trás de modo a que a pomada deslize sobre o olho. Tal como as gotas oftálmicas, este é um remédio para a febre dos fenos que pode aliviar a dor e comichão nos olhos.

Se sofre de febre dos fenos com os olhos, a utilização de uma lavagem dos olhos pode ajudar a aliviar a comichão e a dor nos olhos. Embora tentador, evite esfregar os olhos, mesmo que estejam com comichão. Isso só os torna mais irritáveis.

Uma máscara calmante pode também refrescar o seu rosto, aliviando os seus olhos.

Se usa lentes de contacto, a utilização de lentes diárias em vez de mensais poderá ajudar a aliviar a febre dos fenos. Desta forma, utilizará diariamente um novo par de lentes, reduzindo a quantidade de pólen suscetível de ficar preso em lentes de contacto reutilizáveis.

Referências

  1. https://www.nhs.uk/conditions/hay-fever/
  2. Wheatley, L. M., & Togias, A. (2015). Clinical practice. Allergic rhinitis. The New England Journal of Medicine, 372(5), 456–463. https://doi.org/10.1056/NEJMcp1412282 obtido em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4324099/
  3. https://www.allergyuk.org/information-and-advice/conditions-and-symptoms/11-hay-fever-allergic-rhinitis
  4. Marks, MB (November 5, 1966). "Allergic shiners. Dark circles under the eyes in children". The Journal of Clinical Pediatrics. 11 (5): 665–658. doi:10.1177/000992286600501106/. PMID 5926923