Hipertensão ocular

O que é a hipertensão ocular?

Hipertensão ocular significa uma elevada pressão nos olhos. É bastante comum e afeta cerca de 4 a 9% da população.(7)

Normalmente, a hipertensão ocular não prejudica os seus olhos ou a sua visão. No entanto, pode evoluir para glaucoma, o que é mais sério. Cerca de 10% das pessoas com hipertensão ocular desenvolvem glaucoma.(5)

Causas da hipertensão ocular

Os seus olhos contêm um líquido chamado humor aquoso. O mesmo fornece nutrientes ao olho e remove os seus resíduos. A hipertensão ocular ocorre quando há demasiado líquido no seu olho, pois há mais líquido a entrar do que a ser drenado.(1)

A hipertensão ocular pode ser causada por uma lesão ocular ou mesmo pelos efeitos colaterais de alguns medicamentos.(1)

O risco de desenvolver hipertensão ocular pode ser maior se tiver(1):

  • mais de 40 anos
  • familiares com hipertensão ocular ou glaucoma
  • ascendência africana
  • uma miopia muito desenvolvida
  • diabetes
  • hipermetropia entre moderada e grave

Sintomas e diagnóstico da hipertensão ocular

Na verdade, a hipertensão ocular não apresenta quaisquer sintomas(1), por isso pode não se aperceber que tem essa doença durante algum tempo. No entanto, se evoluir para glaucoma, poderá notar sintomas como visão desfocada, perda de visão nos limites do seu campo visual ou dor ocular.(4)

Exames visuais regulares podem ajudar a detetar problemas como a hipertensão ocular. Durante o exame visual, o optometrista pode medir a pressão nos seus olhos, seja através de um pequeno sopro de ar no seu olho.(6) Estes instrumentos são chamados de tonómetros. Pressionam o seu globo ocular para ver como responde a sua córnea.(6) Também podemos lançar uma luz brilhante chamada lâmpada de fenda no seu olho para nos ajudar a examinar a parte de trás do seu olho.(2)

Se corre o risco de desenvolver glaucoma, o seu optometrista encaminhá-lo-á para o oftalmologista.(3)

Tratamento da hipertensão ocular

Não deve ignorar a hipertensão ocular, porque pode evoluir para glaucoma, que é mais sério.(1) No entanto, apenas cerca de 1 em cada 10 pessoas com hipertensão ocular realmente desenvolve glaucoma.(5)

Se lhe foi diagnosticada hipertensão ocular, o seu oftalmologista examinará os seus olhos regularmente para se certificar de que não está a desenvolver glaucoma. Isto significa que, se começar a desenvolver glaucoma, é possível identificá-lo precocemente e tratá-lo com mais eficácia.(2)

Se a pressão nos seus olhos for demasiado alta ou se tiver um elevado risco de desenvolver glaucoma(2), o oftalmologista pode prescrever gotas oftálmicas para ajudar a diminuir a pressão ocular(1). Esse especialista pode também encaminhá-lo para uma cirurgia a laser para melhorar a drenagem dos seus olhos.(2)

Citações

  1. https://www.bausch.com/your-eye-concerns/diseases-and-disorders/ocular-hypertension
  2. https://glaucoma.uk/ocular-hypertension/
  3. https://www.aao.org/eye-health/tips-prevention/visual-field-testing
  4. https://www.nhs.uk/conditions/glaucoma
  5. https://www.webmd.com/eye-health/occular-hypertension
  6. https://www.webmd.com/eye-health/what-is-tonometry
  7. https://www.college-optometrists.org/guidance/clinical-management-guidelines/ocular-hypertension-oht-.html