O seu exame visual

A sua consulta/exame de saúde ocular

Antes de entrar na sala do exame visual com o seu optometrista, procedemos à realização de pré-testes. Têm lugar numa zona de pré-testes, separada da sala de exames principal. Para este exame, avaliaremos vários problemas oculares e algumas condições gerais de saúde, tais como a diabetes.

A zona de exames é pouco iluminada para o ajudar a ver mais facilmente as luzes utilizadas nos testes. A maioria dos testes é feita através de máquinas. Estas máquinas têm um apoio para o queixo e um apoio para a testa, para ajudar a manter a cabeça confortável e imóvel enquanto fazemos algumas medições.

Se já usa óculos, vamos observá-los com uma máquina chamada frontofocómetro. Esta verifica a sua receita atual e ajuda-nos a descobrir se precisa de uma nova prescrição.

Como parte do exame utilizaremos uma máquina chamada autorefratómetro-queratómetro. Esta mede a curvatura da sua córnea (a camada curva transparente na frente do seu olho). Não se preocupe, isto não envolve tocar nos seus olhos! Esta medição é útil para garantir que não tem queratocone, em que a córnea fica distorcida com forma irregular. Também é útil para garantir que as suas lentes de contacto lhe assentam corretamente. A mesma máquina também faz um exame de auto-refração, que ajuda a medir o quão bem o seu olho pode focar e como processa a luz que entra nele.

Faremos também um teste utilizando um tonómetro de sopro. Este mede a pressão nos seus olhos. Vamos soprar um pouco de ar para os seus olhos, o que pode ser um pouco desconfortável. Isto é importante para verificar a saúde dos seus olhos, e pode detetar os primeiros sinais de problemas graves de visão com o glaucoma.

O seu exame visual principal

Após os pré-exames irá para o gabinete com o seu optometrista para realizar o exame visual.

É importante que fale com o seu optometrista sobre a sua saúde em geral e sobre qualquer medicação que esteja a tomar. Isto porque certas condições médicas e medicamentos prescritos podem afetar a sua visão. Também iremos perguntar sobre quaisquer problemas de saúde na sua família, bem como algumas questões sobre o seu estilo de vida, tais como se conduz ou não e quanto tempo passa em frente ao computador.

Vamos utilizar uma lâmpada de fenda. Consiste numa luz brilhante e numa ferramenta de ampliação, que está direcionada para os seus olhos para verificar a sua saúde ocular. Vamos pedir-lhe que olhe para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita, enquanto observamos os seus olhos. Depois, cobriremos e descobriremos os seus olhos para ver como as suas pupilas reagem às mudanças de luz. Podemos também medir a distância pupilar (a distância entre as suas pupilas).

Verificaremos também a sua visão binocular, cobrindo cada um dos seus olhos de cada vez e pedindo-lhe que olhe para alguns círculos em fundo vermelho e verde com o seu olho descoberto.

Também faremos um teste de acuidade visual. Neste utilizamos a tabela Snellen - a tabela familiar com linhas de letras de diferentes tamanhos - para medir o quão bem consegue ver. Pedimos-lhe que leia a tabela sem óculos e novamente enquanto olha através de um foróptero, o que nos permite trocar facilmente as lentes para dentro e para fora, para encontrar a que lhe dará a melhor visão.

Após o seu exame visual

Após o seu exame visual, o seu optometrista falará consigo sobre os seus resultados. Falaremos consigo sobre o quão saudáveis estão os seus olhos e a sua prescrição. Podemos recomendar um novo par de óculos ou uma nova prescrição. Claro que também terá a oportunidade de nos colocar quaisquer questões que tenha sobre a sua visão.

O seu exame visual não tem custo. Se tiver quaisquer sintomas, ou não tiver feito um exame visual recentemente, recomendamos que marque um agora.

Marque aqui a sua consulta gratuita >