As suas pálpebras

Problemas da pálpebra

Alergias como a febre dos fenos podem causar dor, comichão, inchaço e vermelhidão na parte interior das pálpebras.8 Trabalhar num ambiente seco, como um escritório com ar condicionado, também pode deixar as suas pálpebras secas.

Outras coisas que podem causar pálpebras vermelhas ou inchadas incluem blefarite1, terçolho3 ou calázio9.

Se tiver blefarite, pode ter pálpebras vermelhas, inchadas ou com comichão. Pode também ter crostas nas pálpebras ou pele escamosa. A blefarite é uma inflamação na borda da pálpebra, onde as pestanas estão fixas, e é causada pela presença de bactérias. Se tem blefarite, é muito importante manter as suas pálpebras limpas. Faça-o lavando primeiro as mãos e depois colocando uma compressa quente por 8–10 minutos sobre os olhos; melhore também a higiene das pálpebras limpando suavemente as pálpebras com algodão e um produto de limpeza de pálpebras como o Optase. Depois deve enxaguar a pálpebra com água limpa e utilizar um pano ou pedaço de algodão novo para o outro olho.

Um terçolho tem aparência de uma protuberância vermelha sob a sua pálpebra. Geralmente é vermelho e doloroso, e pode ter uma pálpebra inchada. O terçolho também pode conter pus amarelo. O terçolho geralmente é causado por uma infeção no folículo da pestana da pálpebra. Mais uma vez, é provável que se cure sozinho em cerca de uma semana, ou talvez seja necessário tomar antibióticos. Pode tratar o terçolho em casa utilizando uma compressa quente e massajando suavemente a área, o que pode ajudar a aliviar o inchaço. Pode também tomar analgésicos. Deve evitar usar maquilhagem nos olhos ou lentes de contacto enquanto tiver um terçolho e não deve tentar rebentá-lo sozinho, já que isso pode espalhar ainda mais a infeção.

Um calázio pode parecer um terçolho, mas geralmente é menos doloroso. Geralmente aparece mais lentamente do que um terçolho e dura mais tempo – às vezes até meses. O calázio não é uma infeção, mas um bloqueio nas glândulas sebáceas da pálpebra. Pode tratá-lo e mitigá-lo com uma compressa quente e uma massagem suave, que pode ajudar a amolecer a gordura endurecida que bloqueia o canal. É provável que desapareça por si só. Se não funcionar e se estiver irritável, pode removê-lo cirurgicamente.

Para prevenir as pálpebras doridas, inchadas ou vermelhas, é importante mantê-las limpas. Problemas nas pálpebras, como a blefarite e o terçolho, podem ser causados por bactérias1, e um calázio pode ser causado por uma acumulação de gordura.9

Se tiver pálpebras vermelhas, inchadas ou doridas, consulte o seu oftalmologista. Estes perceberão se é blefarite, um terçolho, um calázio ou qualquer outra coisa. Também poderão recomendar-lhe a melhor forma de tratamento.

Voltar ao menu inicial