Ptosis (pálpebra caída)

O que é a ptose?

Se tiver as pálpebras caídas ou flácidas, poderá ter ptose, ou ptose da pálpebra. É possível ter uma pálpebra caída (ptose unilateral) ou ambas (ptose bilateral).

Ptose congénita

Por vezes, as crianças nascem com ptose. É chamada ptose congénita. É frequentemente causada quando o músculo que levanta a pálpebra superior não se desenvolveu corretamente.(1)

Se o seu filho tiver ptose congénita, poderá notar que uma ou ambas as pálpebras caem. Além disso, se inclinarem a cabeça para trás ou levantarem as sobrancelhas para os ajudar a ver melhor, isso pode ser um sinal de ptose. Se estiverem constantemente a inclinar a cabeça para trás para os ajudar a ver, isso poderá originar problemas com a cabeça e o pescoço.(1)

A ptose em crianças pode levar a outros problemas de visão. Se uma das suas pálpebras cair o suficiente para lhes bloquear a visão, poderão desenvolver ambliopia. Acontece quando a visão num dos seus olhos é melhor do que na outra.(1) Poderão também desenvolver astigmatismo ou olhos cruzados.

As crianças nascidas com ptose poderão ter outros problemas oculares, como tumores na pálpebra ou dificuldade em mover os olhos.(1)

As causas da ptose em adultos e crianças mais velhas

Se o músculo responsável por levantar a pálpebra superior for esticado ou separado da sua pálpebra, isso poderá causar ptose.(1)

O estiramento dos nossos músculos devido ao envelhecimento poderá ser a causa. Também pode acontecer após uma lesão ou cirurgia ocular, tal como a cirurgia das cataratas ou a cirurgia ocular a laser.(2)

Por vezes, uma doença como a diabetes, ou um tumor no olho, pode afetar o músculo e causar a ptose. Também pode ser causada por uma lesão na cabeça ou um AVC, ou por uma doença neuromuscular de longa duração chamada miastenia gravis. A condição provoca fraqueza muscular generalizada, incluindo os músculos utilizados para levantar as pálpebras.

Quão grave é a ptose?

Na maioria das vezes, a ptose é causada por um problema com os músculos dos olhos. O músculo que levanta a pálpebra torna-se fraco ou esticado, ou desprende-se.(3) Este tipo de ptose geralmente não é grave, embora deva procurar tratamento. Pode ainda afetar a sua visão ou causar tensão no pescoço, pois poderá dobrar o pescoço para ver por baixo das pálpebras.

No entanto, é possível que a ptose seja um sintoma de um problema mais grave, tal como um tumor cerebral ou um AVC.(5) Se tem uma pálpebra caída que se desenvolveu subitamente durante alguns dias ou mesmo algumas horas(5), então é provável que seja um sintoma de um problema grave. Se for esse o caso, consulte urgentemente o seu médico, pois poderá tratar-se de uma emergência médica. Pelo contrário, a ptose causada pelo enfraquecimento dos músculos leva normalmente meses ou mesmo anos. A fraqueza muscular comum tende a piorar ao longo do dia, à medida que se fica mais cansado, enquanto uma pálpebra caída como sintoma de um problema mais grave pode acontecer em momentos aleatórios do dia e até mudar de um olho para o outro.(4)

Tratamento da ptose

Há algumas opções diferentes para o tratamento de pálpebras caídas, incluindo medicação e cirurgia.

Se tem um bebé ou criança pequena com ptose congénita, a condição deve ser tratada o mais depressa possível, para que não afete o desenvolvimento da sua visão.

Se o seu filho desenvolveu ambliopia (um olho que não vê tão bem como o outro olho) como resultado da ptose num olho, esta condição também deve ser tratada. Normalmente, envolve o uso de um penso ocular ou óculos especiais para cobrir o olho mais forte, para que o olho mais fraco possa ser reforçado.(1)

Na cirurgia da ptose, o cirurgião pode fazer um pequeno ajuste ao músculo que levanta a pálpebra, ou pode ser necessário voltar a fixá-la à pálpebra se esta se tiver separado. Será provavelmente capaz de fazer a cirurgia sob anestesia local.

Citações

  1. https://www.aao.org/eye-health/diseases/what-is-ptosis
  2. https://www.webmd.com/eye-health/ptosis
  3. https://www.reviewofophthalmology.com/article/how-to-spot-and-treat-dangerous-ptosis
  4. https://www.reviewofophthalmology.com/article/how-to-spot-dangerous-ptosisthe-sequel

https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/drooping-eyelid-