Queratocone | Causas & Sintomas

O que é o queratocone?

O queratocone é um problema ocular onde a sua córnea se torna mais fina e mais fraca, causando a sua distorção em forma de cone. A sua córnea é a cobertura transparente na frente do seu olho, que ajuda a refratar a luz para o seu olho. É normalmente em forma de cúpula, como uma lente de contacto. Se tiver a forma incorreta, torna-se difícil focar imagens, o que resultará numa visão desfocada.

Sintomas de queratocone

As fases iniciais do queratocone podem não ter qualquer efeito na sua visão. Provavelmente não notará isso por si, embora o seu oftalmologista possa detetá-lo durante uma consulta oftalmológica.(1)

À medida que o queratocone progride, o principal sintoma é a visão desfocada. Pode também torná-lo mais míope.(2) Pode achar as luzes brilhantes desconfortáveis, porque a córnea em forma desigual espalha mais luz a entrar no seu olho.(2) Também pode causar má visão noturna.(3) Algumas pessoas com queratocone vêem halos à volta de luzes(2) ou têm visão dupla.(3)

O queratocone geralmente afeta ambos os olhos, embora seja possível que seja mais severo num olho do que no outro.(3)

Ocasionalmente, as pessoas com queratocone também desenvolvem uma bolha na córnea. Isto pode causar a acumulação de líquido entre as camadas da córnea, causando inchaço, dor e vermelhidão. Isto pode mesmo levar a cicatrizes permanentes na córnea, tornando-a menos transparente.(3)

Causas do queratocone

Os investigadores acreditam que o queratocone é provavelmente causado por uma combinação de genética e outros fatores tais como etnia, idade e sexo. Por outras palavras, algumas pessoas são geneticamente mais propensas a obtê-lo, mas podem não desenvolver realmente queratocone a menos que seja desencadeado por algo como esfregar os olhos ou usar lentes de contacto. Outras pessoas com genes diferentes podem esfregar os olhos ou usar lentes de contacto e não desenvolver queratocone.(3)

O queratocone também pode ser desencadeado pelo uso de lentes de contacto, ou por condições tais como febre dos fenos, eczema, asma alérgica, ou apneia do sono.(3)

Afeta pessoas de todos os grupos étnicos, embora possa ser mais comum em pessoas de ascendência sul-asiática(2). É mais provável que o queratocone se desenvolva em adolescentes ou jovens adultos do que em outros grupos etários.(3) Se já tem queratocone, é provável que piore até meados dos trinta anos. No entanto, depois disto pode abrandar ou parar.(2)

O queratocone é relativamente raro e afeta cerca de 1 em 2000 pessoas.(2) Devido à ligação genética, é mais provável que desenvolva queratocone se tiver algum membro da sua família que sofra desta doença.(2)

Viver com o queratocone

O queratocone pode muitas vezes ser corrigido usando óculos ou lentes de contacto, especialmente nas fases iniciais. À medida que a córnea se torna mais distorcida com o tempo, os óculos e as lentes de contacto moles podem já não ajudar e pode ser necessário usar lentes de contacto duras, também chamadas lentes rígidas permeáveis a gás. Algumas destas são moldadas especialmente para pessoas com queratocone.(2) Se achar as lentes de contacto duras desconfortáveis, há opções disponíveis, incluindo lentes de contacto híbridas, que têm um centro duro com um anel exterior macio. As lentes de contacto macias também podem ser usadas sob a lente de contacto dura para amortecer o seu olho contra ela.(2)

Se tiver queratocone e usar óculos ou lentes de contacto para o corrigir, poderá ter de mudar a sua receita mais vezes do que o habitual. Isto porque a sua córnea é mais fina e mais flexível, por isso pode mudar de forma mais rapidamente.(2)

Se o queratocone está a piorar, continuará a precisar de lentes mais fortes para o corrigir. Isto significa que serão mais espessos, mais pesados e poderão distorcer a sua visão nas extremidades.(2) Outra dificuldade com o uso de lentes de contacto para o queratocone é que pode ser mais provável que desenvolva olho seco. Isto é um risco para quem usa lentes de contacto, mas pode ser pior se tiver queratocone. Isto porque a córnea irregular torna mais difícil para as suas pálpebras espalhar lágrimas pela superfície do seu olho de forma uniforme.(2) Se sofrer de olho seco, poderá tratá-lo com o uso de lágrima artificial.(2)

Se tiver queratocone e usar óculos ou lentes de contacto para o corrigir, poderá ter de mudar a sua receita mais vezes do que o habitual. Isto porque a sua córnea é mais fina e mais flexível, por isso pode mudar de forma mais rapidamente.²

Se o queratocone está a piorar, continuará a precisar de lentes mais fortes para o corrigir. Isto significa que serão mais espessos, mais pesados e poderão distorcer a sua visão nas extremidades.(2) Outra dificuldade com o uso de lentes de contacto para o queratocone é que pode ser mais provável que desenvolva olho seco. Isto é um risco para quem usa lentes de contacto, mas pode ser pior se tiver queratocone. Isto porque a córnea irregular torna mais difícil para as suas pálpebras espalhar lágrimas pela superfície do seu olho de forma uniforme.(2) Se sofrer de olho seco, poderá tratá-lo com o uso de lágrima artificial.(2)