Tratamento do calázio

O tratamento de um quisto ou calázio ocular pode não ser necessário, pois normalmente desaparecem por si, com o tempo.(3,6)

Contudo, se tiver um caroço na pálpebra é aconselhável consultar o seu oftalmologista. Assim, poderá dar uma vista de olhos e certificar-se de que não é nada demasiado sério. Poderá também sugerir medicamentos para aliviar quaisquer sintomas desconfortáveis, como irritação, dor ou prurido.(8)

É possível ajudar a curar um calázio na pálpebra inferior ou superior mais rapidamente com tratamento. Um simples remédio caseiro para o tratamento do calázio é uma compressa quente. Lave primeiro as mãos, depois humedeça um pano de rosto limpo com água morna. Depois pressione o pano sobre a sua pálpebra durante 10 a 15 minutos, 1-2 vezes por dia. Provavelmente terá de humedecer novamente o pano com água morna se este arrefecer durante o processo.(1) A aplicação de uma compressa quente como esta poderá ajudar a suavizar o óleo endurecido que está a causar o calázio e ajudá-la a escoar, fazendo com que o calázio desça mais rapidamente.(3)

Massajar com uma compressa ou cotonete

Massajar o quisto após utilizar uma compressa quente pode encorajar o quisto a drenar. Faça-o suavemente, com um dedo ou cotonete limpo, na direção das pestanas.(10)

Medicamentos

Um médico ou farmacêutico poderá recomendar um tratamento de venda livre, como gotas oftálmicas, pomadas, e pensos medicamentosos, para reduzir a dor ou irritação causados pelo calázio e para que o mesmo drene mais rapidamente.(8)

Tratamento cirúrgico

Se o calázio ficar maior, não desaparecer no espaço de um mês, ou começar a fazer cair as suas pestanas, consulte o seu médico.

O seu médico poderá dar-lhe uma injeção de esteróides(3) ou gotas oftálmicas anti-inflamatórias(2,8). Se houver infeção, poderão também receitar antibióticos(2,8). A injeção de esteróides pode reduzir a inflamação e pode ajudar o calázio a descer mais rapidamente.(7) É mais provável que o seu médico recomende uma injeção de esteróides se o seu calázio for pequeno ou se estiver perto dos seus canais lacrimais.(7)

Em alternativa, ou se o seu calázio for grande, o seu médico poderá removê-lo cirurgicamente. O médico faz uma excisão do calázio, o que significa cortá-lo, geralmente no interior da pálpebra, para que não fique com uma cicatriz visível no exterior da pálpebra.(3) Uma vez cortado o calázio, podem remover o óleo bloqueado. A cirurgia será provavelmente realizada sob anestesia local, sob a forma de colírio anestésico e uma injeção na sua pálpebra.(6) Crianças pequenas poderão necessitar de anestesia geral.(2)

 

É um procedimento relativamente rápido (cerca de 20 minutos), e pode ir para casa no mesmo dia. Até o seu médico de família poderá ser capaz de realizar o procedimento.(6) No entanto, não deverá conduzir para casa, por ter de usar uma almofada para os olhos.(6)

Enquanto o seu calázio está a curar

Assim que o seu calázio começar a descer, evite tocar na área. Se estiver a descer, isto significa que há uma abertura para que o conteúdo possa ser drenado. É preferível não tocar nesta área para ter a certeza de que não se expõe a germes que possam causar uma infeção.(8)

Nunca tente espremer ou rebentar um calázio, pois isso poderá causar uma infeção e piorar o seu estado.(8)