ERRO REFRATIVO

 

Quais são os tipos de erros refrativos ?

Aqui estão erros refrativos mais conhecidos:

  • Hipermetropia: É descrita, no geral, como a falta de nitidez na visão ao perto. Se tiver hipermetropia, os objetos à distância são geralmente nítidos, mas os objetos próximos podem parecer desfocados, ainda que não tenha falta de nitidez ao perto, pode ter dificuldade em realizar tarefas prolongadas de visão próxima.
  • Miopia: Torna difícil a visualização de objetos à distância. Dependendo do nível de miopia, pode até ter dificuldades com objetos a uma distância intermédia.
  • Astigmatismo: Um erro refrativo deste tipo significa que a córnea do olho tem uma curvatura irregular, o que causa visão desfocada e/ou distorcida.
  • Presbiopia: Esta condição causa dificuldade em ver ou ler objetos e materiais à distância de um braço ou menos. Esta condição geralmente resulta do envelhecimento, devido à diminuição da elasticidade do cristalino. Geralmente, as pessoas têm sintomas a partir dos 40-45 anos de idade.

 

Causas do erro refrativo

Aqui estão alguns dos motivos pelos quais pode ter um erro refrativo:

  • Comprimento do globo ocular: Se o globo ocular for muito longo ou muito curto, poderá impedir os raios de luz que entram no seu olho de convergir corretamente na retina.
  • Córnea irregular: O olho é naturalmente curvado, mas quando a córnea (a camada externa transparente do olho) não é curvada igualmente em todas as direções, não pode focar corretamente os raios de luz recebidos na retina. Quando sinais de luz insuficientes entram na retina, a retina não consegue recuperar os sinais de luz necessários para o olho ver claramente.
  • Cristalino envelhecido: Os músculos à volta do olho que o ajudam a se mobilizar adequadamente podem enfraquecer, fazendo com que o olho seja mais lento na resposta aos sinais. O cristalino, que é composto de tecido flexível, fica rígida com a idade, o que pode fazer com que o olho tenha dificuldade em mudar de forma e focar novamente durante as atividades e observações diárias.

 

A quem podem afetar os erros refrativos?

Os erros refrativo pode afetar pessoas de qualquer idade. Qualquer pessoa pode ter um erro de refração, embora estas condições sejam frequentemente hereditárias. Se tem familiares que usam óculos ou lentes de contacto, é melhor submeter regularmente os seus olhos a um exame.

Alguns erros refrativos, como a miopia, podem começar na infância, enquanto outras condições oculares refrativas, como a presbiopia, ocorrem em idades mais avançadas (40 anos ou mais).

Tratamento de um erro refrativo

Os erros refrativos podem ser bastante simples de corrigir. Se tiver algum destes sintomas, visite um optometrista, que fará um exame optometrico e determinará se tem um erro refrativo e qual o tratamento de que precisa, se aplicável. Irá provavelmente necessitar de usar óculos ou lentes de contacto; outra opção poderá ser a realização de uma cirurgia refrativa.

Realizar regularmente exames aos olhos é o melhor conselho a seguir, pois isso permite que quaisquer problemas sejam corrigidos antes que possam causar danos permanentes.

Temas Relacionados: