A importância dos óculos de sol para a saúde ocular

Tem dificuldade em lidar com a luz?

- 3 minutos para ler

Sol o ano todo

Em Portugal, temos dias de sol o ano quase todo. Em 2016, houve cerca de 240 dias sem chuva. Consequentemente, a nossa atenção à exposição de raios UV tem de ser redobrada em relação aos restantes países da Europa. Além disso, no inverno, mesmo quando assumimos que o sol está fraco ou o dia está nublado, os raios UV, prejudiciais à nossa saúde, atravessam as nuvens e podem provocar danos graves na nossa visão.

É muito importante saber que o uso de óculos de sol sem proteção UV causa a dilatação da nossas pupilas, fazendo com que ainda mais raios UV sejam absorvidos. Ou seja, como a luminosidade é aparentemente menor, os nossos olhos “pensam” que estão protegidos, mas o efeito é contrário, pois as lentes não garantem proteção UV e estamos a deixar o perigo passar.

Use óculos de sol com certificado de proteção contra raios UV e faça visitas regulares a um dos nossos optometristas ou ao seu oftalmologista. Assim, basta adotar procedimentos simples e estar atento para que evite problemas de visão causados pela exposição aos raios UV.

Comprar óculos de sol >